domingo, 3 de setembro de 2017

JOGO DO PORCO ESPINHO - MATERNAL 2 C



JOGO DO PORCO ESPINHO

Muitos pais me perguntam porque trabalhamos com jogos, qual é o sentido disso e ficam surpresos ao verem que seus filhos manipulam um dado com perfeição.
Segundo Kátia Smole (2000a), uma “proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática.
Uma proposta assim incorpora contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa e fazer as interferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas (p.62).”
Neste jogo modelei a massinha em formato de porco espinho e distribui para cada jogador doze palitos de sorvete, cada participante tinha que jogar o dado e ir colocando os palitos correspondentes a quantidade do dado, ganhava quem colocasse todos os palitos no porco espinho.
Em poucas palavras, eis um pouco do nosso trabalho!


















Um comentário: